quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Oração

Texto retirado do livro "Eu quero viver para Cristo como Paulo" de Jim George.

A oração é um privilégio 
Desde o passado até os dias de hoje, as pessoas comuns raramente têm a oportunidade de falar com indivíduos importantes como reis, presidentes, líderes políticos ou presidentes de grandes empresas. Porém, de modo maravilhoso, o Deus do Universo nos anima a entrarmos confiantes em Sua presença para receber misericórdia e graça em tempos de necessidade (Hebreus 4.16 - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno). Que privilégio o Senhor nos dá! É de fato surpreendente que nosso Pai celestial queira saber de nós. Ele quer mesmo compartilhar os nossos problemas. Em uma época em que muitos não querem destinar tempo a parar e ouvir, é animador saber que o Senhor está sempre disponível e pronto para saber a nosso respeito. 
[...]
 O problema da oração
É claro que a oração é essencial para se ter uma vida de impacto. Então, por que muitos encontram dificuldades com ela? [...] Analisemos duas perguntas a respeito desse assunto.

1. Por que temos tanta dificuldade em orar?
Talvez a resposta esteja no fato de muitos terem dificuldade em pedir orientação, pedir qualquer tipo de ajuda e, em especial a ajuda de Deus! Em geral, nós simplesmente relutamos em pedir. Portanto, não vemos as respostas do Senhor na nossa vida, em nossa família nem em outras áreas. Não estamos harmonizados com o que o Pai está fazendo.
2. Por que não oramos com mais frequência?
Bem, acertamos o alvo aqui! Existem, pelo menos, nove razões para não orarmos com mais frequência. Sinta-se á vontade para aumentar a lista.

Mundanismo - Vivemos em um mundo onde não somos admoestados a orar. A oração é um exercício espiritual. Assim, temos de tomar a iniciativa de nos preocuparmos espiritualmente. Estamos no mundo sim, mas não somos do mundo (Não são do mundo, como eu do mundo não sou. João 17:16). Devemos pedir cobertura espiritual para cultivar um coração voltado à oração.
Ocupações - Achamo-nos tão ocupados que não podemos tirar um tempo para orar. Mas nunca estamos tao ocupados para um jogo, uma pescaria, um hobby ou para ficarmos mais de duas horas assistindo a um filme na TV. Nunca estamos ocupados o suficiente na hora de atividades que julgamos importantes. Não seria a oração - o tempo com Deus - mais importante do que o resto?
Incredulidade - Por alguma razão, duvidamos de que a nossa oração fiel e sincera mude o rumo das coisas. Se fossemos confiantes e crentes na resposta do Senhor, não esperaríamos estar na presença Dele com nossas necessidades e petições! Nós pediríamos e aproveitaríamos as respostas de Deus. Quando não vemos o Senhor trabalhar em nossa vida, talvez seja porque falhamos em orar: Não têm, porque não pedem (Tiago 4:2b).
Distanciamento - Quando falhamos na oração, acabamos nos sentindo distantes de Deus e, em troca, isso nos deixa mais relutantes em orar. Mesmo nos sentindo distantes, o Senhor está perto. Ele não muda, desaparece ou perde o interesse em sua vida. Feche a brecha, dê um simples passo na direção do Pai e fale com Ele. Quanto mais você falar com Deus. mais natural será a sua comunicação com Ele. Quanto mais se comunicar,  mais oportunidades você terá de pedir a ajuda do Pai celestial para si mesmo e para outras pessoas. Quanto mais pedir, mais respostas e orientações você receberá.
Ignorância - Sem ler a Bíblia ou orar, não se pode entender o poder e a bondade de Deus. Não se compreende o desejo e a habilidade do Onipotente em fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com seu poder que atua em nós (Efésios 3:20) e de suprir todas as nossas necessidades (O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glóriaFilipenses 4:19a). Se conhecêssemos melhor o Pai, dedicaríamos tempo para orar.
Pecado - Permitimos que o pecado estabeleça uma barreira entre nós e um Deus cuidadoso. O que diz o salmista? Se eu acalentasse o pecado na oração, o Senhor não me ouviria (Salmos 66:18), mas ao confessarmos o pecado, os ouvidos do Senhor se abrem para nossas suplicas (Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. Salmos 34:15). Não deixe que o mal trave a sua comunicação com Deus!
Orgulho - Dizemos a Deus interiormente: "Não preciso do Senhor, posso cuidar de tudo sozinho. Não, obrigado!". Pense no seguinte: "O autossuficiente não ora, o satisfeito consigo mesmo não orará, o que teme justiça própria não pode orar". Nunca se torne tão orgulhoso a ponto de achar que não precisa orar!
Inexperiência - Nós não oramos; portanto, não sabemos orar; logo, não oramos! Interceder é como qualquer habilidade - desenvolve-se facilmente com repetição. Quanto mais se ora, mais se fica confortável com a oração e se aprende como fazê-la. E, quanto mais se ora, mais respostas são recebidas!
Preguiça - Talvez essa seja a desculpa mais triste de todas. Nao queremos fazer esforço para orar, não importa o quanto seja necessário. Isso, com certeza, afeta nossas chances de respostas. Senhor que nunca sejamos assim em nossa vida espiritual!

[...] A oração é um passo essencial na vida de uma pessoa que faz a diferença. 



domingo, 26 de janeiro de 2014

O fazendo conhecido através da sua vida

texto retirado do livro "Perigosamente Apaixonada" de Marian Jordan.

"Originalmente, o termo cristão foi criado para descrever um grupo de pessoas cuja vida mostrasse os ensinamentos e a personalidade de Cristo. Como desejo que isso seja dito de nós hoje! Muitas vezes, usamos o Nome de Jesus sem refletir Seu coração. Atualmente, somos chamados de cristãos por sermos membros de uma igreja ou por fazermos parte de determinada civilização do Ocidente, e não por sermos pessoas que vivem como Jesus viveu. Resplandecer é viver nossa fé e nosso relacionamento com nosso Redentor neste mundo que nos observa o tempo todo.
De que forma essa grande obra acontece? Ela começa no momento em que nossos olhos são abertos para ver Jesus, e prossegue à medida que O seguimos, tornando-nos cada vez mais semelhantes a Ele. Mas não estamos sozinhos. [...] O Espirito Santo é nosso Guia em todo esse processo de transformação, preparando-nos e dirigindo-nos para refletirmos o que é puro, verdadeiro e radiante, para a glória de nosso Redentor. Como o apóstolo Paulo disse: E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito (2 Co 3.18).
Parece ótimo, não é mesmo? Mas como realmente vivemos isso em nosso cotidiano? De que forma essa realidade espiritual muda nosso comportamento na universidade, na academia de ginastica ou em uma fila de banco ou de supermercado? Como mostramos a um mundo desesperadamente necessitado a transformação verdadeira que a fé em Cristo de fato proporciona? Em uma realidade de artigos falsos, comunicação virtual e reality shows absurdos, as pessoas estão sedentas da verdade. Pouquíssimas crerão em nossa mensagem se não a virem em nossa vida diária. Uma coisa é dizer que um cristão é "luz na escuridão". Outra, bem diferente, é ver isso na prática. Nosso chamado é para viver nossa fé de modo tão autentico que os outros sejam atraídos para o nosso salvador.
[...]
Como o mundo verá Jesus em nós? Permita-me ser mais específica: de que forma o mundo pode ver Jesus em você? [...] Eis o que você precisa saber: o tipo de transformação radical que essa citação descreve começa e termina com uma revelação. Essa palavra significa tirar o véu, fazer conhecido. Quando vemos Jesus - quando verdadeiramente pertencemos a Ele e O conhecemos -, Ele nos transforma. Essa é a revelação que produz transformação."

Shine - Newsboys




"Não há melhor maneira de provocar um impacto no mundo do que tornarmos filhos da luz de Deus, vivendo tão livres de obstruções, que Sua luz extravase por intermédio de nós. As pessoas não dão mais valor só ao que ouvem, e elas precisam - e querem - saber que isso é real. Caso contrário, buscam o sentido da vida em outras fontes. Não são tão diferentes de nós. Elas têm problemas, carências, perguntas e esperanças, mas não necessariamente reconhecem que o sentudo está em Cristo, a não ser que isso seja demostrado em nós. Somos a esperança desse mundo, pois, quando refletimos Cristo, damos às pessoas a possibilidade de vê-Lo claramente." (NEWSBOYS, 2002, P. 49)